Novidades - Circuito Rios e Ruas Caixa

Circuito Rios e Ruas Caixa

NOVIDADES

Circuito Rios e Ruas Caixa

06/09/2016

Circuito Rios e Ruas Caixa: corra pelos rios invisíveis de São Paulo

circuito rios e ruas

Eles correm invisíveis sob os pés dos paulistanos. Milhares de cursos d’água que foram enterrados e canalizados para dar lugar à urbanização desordenada a que foi submetida a cidade de São Paulo. Agora é hora de reencontrar e recuperar estes rios para reconectar a população com a natureza. E não há maneira melhor de fazer isso do que descobrir onde eles estão.

Uma excelente oportunidade para se reconectar com a bacia hidríca de SP é participar da 3ª edição da Corrida e Passeio Circuito Rios e Ruas Caixa. As próximas etapas acontecerão em outubro e novembro.  No dia 23/10, o percurso será pelo Centro Histórico da capital, passando pelo vale do Anhangabaú e o rio Itororó, com largada na Praça da Sé, às 7h. Já em 27/11, será a vez de correr e caminhar pelo Parque Ecológico, às margens do rio Tietê, a partir das 8h.

“Não se trata somente de uma corrida ou de uma caminhada. Nossa proposta é que os participantes também abracem essa importante causa, que é a preservação e recuperação dos nossos rios”, explica Charles Groisman, idealizador do evento.

O percurso da corrida do Circuito Rios e Ruas Caixa será de 6 km e do passeio de 4 km. Poderão participar atletas profissionais e amadores, mas a idade mínima permitida é de 16 anos.

Este ano, o evento traz uma grande novidade para os participantes: quem tiver melhor desempenho nas três etapas – no feminino e masculino – terá pagas todas as despesas para participar da Maratona de Paris, no ano que vem. A ideia é fazer com que o ganhador da promoção conheça uma cidade que conseguiu recuperar seu principal rio, o Sena, e integrá-lo à vida de sua população novamente. A capital da França tem demonstrado enorme esforço para se tornar mais sustentável e o Sena é um belo exemplo de despoluição de um rio urbano, no coração da cidade.

Movimento #Verosrios

Este ano, além de atividade física e reconexão com o meio ambiente, o Circuito Rios e Ruas também vai trazer arte para mais perto dos participantes. É o lançamento do Movimento #Verosrios, que promoverá interferências artísticas para dar visibilidade aos nossos rios invisíveis, que não podem ser esquecidos. A iniciativa conta com a parceria da organização Rios e Ruas, que promove expedições de reconhecimento pelos rios paulistanos, e o grafiteiro e educador Mauro Neri.

“Aprendemos que os rios de São Paulo estão mortos. E o destino das coisas mortas é o esquecimento. E se nossos rios não estiverem mortos? E se foi um grande erro enterrar centenas de rios em São Paulo? É preciso trazer os rios para perto do nosso olhar. É impossível cuidar do que não vemos. Quem vê, cuida. Quem vê, protege. Quem vê, desperta”, afirmam os idealizadores da iniciativa.

Então, você não vai ficar fora desta, vai? Convide familiares e amigos para correr ou caminhar pelos rios da sua cidade. As inscrições para o Circuito Rios e Ruas podem ser feitas neste link.



Foto: divulgação Circuito Rio e Ruas 

11/04/2016

Circuito Rios e Ruas

Mudar aos poucos a forma como os paulistanos veem os rios

Para Charles Groisman, a atividade física e arte podem despertar a sensibilidade das pessoas para a reintegração dos rios ao contexto urbano. Ele mesmo mudou a sua percepção sobre os cursos d’água nas grandes cidades quando buscava uma forma promover  São Paulo organizando corridas urbanas temáticas na ONG Corpore, da qual era diretor. Foi quando conheceu a iniciativa Rios e Ruas, do arquiteto José Bueno e o geógrafo e educador Luís de Campos Júnior, uma organização que visa identificar bacias hidrográficas de São Paulo e incentivar a convivência urbana com rios livres e limpos.

Desde então, Groisman trabalha para que outras pessoas também se engajem em melhorar a relação entre rios e o desenvolvimento da cidade, uma vez que eles foram subjugados ao processo de urbanização. Esse bioquímico e farmacêutico industrial que passou por diversas multinacionais antes de migrar para entidades e causas urbanas se tornou responsável por dois desdobramentos do projeto, o Circuito e a Mostra Rios e Ruas.

O primeiro busca estimular a conexão com a natureza por meio da atividade física, com uma corrida de 6 quilômetros e uma caminhada de 4 quilômetros. O percurso tem três etapas: Jardim Botânico e a nascente Ipiranga, Centro Histórico e a bacia do Itororó e o Parque Ecológico do Tietê e as suas margens. “Não é só correr e ir embora. Tem o piquenique, que é a experiência de conviver com o rio.”

Outra maneira de envolver as pessoas em novas maneiras de conviver com os cursos d’água urbanos foi a mostra Rios e Ruas, que busca, por meio de intervenções de arte urbana, retomar aquilo que o concreto escondeu. A mostra foi organizada por Charles em 2014 com recursos obtidos por meio da Lei de Incentivo à Cultura e contou com trabalhos de cinco artistas que integraram uma exposição instalada na Praça Victor Civita.

Ações de pequeno porte do Rios e Ruas chamam a atenção para questões socioambientais (Divulgação)

Ações de pequeno porte do Rios e Ruas chamam a atenção para questões socioambientais (Divulgação)

A mudança de percepção sobre os rios da cidade é o ponto de partida do Rios e Ruas, que também realiza expedições para exploração in loco, oficinas e audioguias – resultado da parceria com o Cidade Azul. A agenda do Circuito deve ser retomada em agosto, mas as atividades para promoção de rios livres e limpos, como os membros da iniciativa desejam que eles voltem para paisagem e para a dinâmica urbana a longo prazo, estão se multiplicando. “Queremos mostrar que isso é possível por meio de ações de pequena proporção, que é como realizamos nossas intervenções”, conta.

AGENDA: Veja os temas urbanos que serão tratados no Festival Path 2016

A reconexão com a natureza será abordada no painel “Somos Todos Água” no Festival Path. Nele, Charles Groisman discutirá com o artista Mauro Neri possibilidades de chamar a atenção das pessoas para os cursos d’água urbanos e avançar nessa conversa, que só está começando. O Festival Path ocorre entre 14 e 15 de maio em diversos pontos da região do bairro de Pinheiros, em São Paulo. Os ingressos variam de R$ 40 (um dia de shows) a R$ 249 (pacote completo com palestras e shows) e podem ser comprados diretamente no site. A F451, empresa que publica o Outra Cidade, a Trivela, o Risca Faca e o Extratime, é parceira de mídia do evento.


Link para a Matéria

Por: Camila Montagner

27/11/2015

Amigos da Avaaz

Neste fim de semana, nossa comunidade vai às ruas para fazer a maior mobilização pelo clima que o mundo já viu.

O motivo? No dia seguinte, os principais governantes do mundo estarão reunidos e podem chegar a um acordo para nos tirar da rota de colisão com uma catástrofe planetária.

Ao longo dos anos, manifestações mudaram o curso da história: a marcha de Martin Luther King em Washington preparou o terreno para o fim da segregação racial. Liderada por Gandhi, a Marcha do Sal mostrou à Grã-Bretanha o fim da era colonial. Agora, nossa mobilização global pode ser a manifestação que vai garantir a sobrevivência de toda a espécie humana.



Nosso movimento trabalha para alcançar esse objetivo há oito anos. Estamos prontos. Agora, precisamos, todos, estar presentes nesse dia memorável.



Clique AQUI para ver o evento mais próximo de você e compartilhe este convite com todos os amigos e familiares.




Veja os detalhes abaixo:

Corrida e Passeio Circuito Rios e Ruas Caixa - As Margens do Tiete

29.11.2015, 08:00:00

Parque Ecologico do Tiete

Página do evento:



As Margens do Tiete

Faltam apenas alguns dias para convencer as pessoas a participar. Ajude a aumentar a quantidade de gente nas ruas, seja encaminhando este e-mail para seus amigos ou clicando para convidá-los no Facebook.



Neste fim de semana, as vozes de centenas de milhares de pessoas ecoarão, em um trabalho de coordenação imenso para proteger nossa própria sobrevivência. Esta é a nossa chance de garantir o futuro e criar um precedente importante: o dia em que a vontade do povo foi mais forte do que a politicagem que nos imobiliza. Se formos bem-sucedidos – e seremos – vamos dar um salto gigante na direção do mundo que todos nós queremos.

A gente se encontra no domingo.

Com esperança e determinação, Diego e toda a equipe da equipe Avaaz.



A Avaaz é uma rede de campanhas global de 41 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Você se tornou membro do movimento Avaaz e começou a receber estes emails quando assinou a campanha "Dilma: Salve a Amazônia!" no dia 2011-11-29 usando o seguinte endereço de email: charles.groisman@gmail.com.

Para garantir que as mensagens da Avaaz cheguem à sua caixa de entrada, por favor adicione avaaz@avaaz.org à sua lista de contatos. Para mudar o seu endereço de email, opções de idioma ou outras informações pessoais, entre em contato conosco, ou clique aqui para descadastrar-se.

Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.

Descrição: http://avaazimages.s3.amazonaws.com/18000_Poster-blank-preview_3_200x100.jpg



A maior mobilização global pelo clima da história acontece nesse domingo. Nos vemos lá!



Corrida e Passeio Circuito Rios e Ruas Caixa - As Margens do Tiete

29.11.2015, 08:00:00

Parque Ecologico do Tiete



Veja a página do evento.

18/11/2015 - Alessandro Meiguins

Correndo sobre rios invisíveis

A Corrida Rios e Ruas tem trajeto desenhado sobre rios e ribeirões que foram asfaltados, mas que sobrevivem abaixo do concreto de São Paulo, e propõe resgate da relação da cidade com suas águas.



Arremesso meu corpo para frente com passadas rápidas durante o declive da Alameda do Lago, lar do macaco-aranha-de-cara-preta, no Zoológico de São Paulo. Corro o Circuito Caixa Rios e Ruas 2015,  que traça provas de corridas por onde existem ribeirões e rios esquecidos e escondidos – ou nem tanto – da cidade de São Paulo.



O circuito tem três provas e decido participar das duas primeiras, em 23/8 e 25/10. Estou fora de forma. Talvez mais ainda do que os rios invisíveis sob meus pés  as nascentes do Rio Ipiranga. A cada quilômetro percorrido, impossível não pensar que abaixo de toda essa distância ­– asfaltada, claro – há um trecho de um rio tão famoso e histórico. Asfixiado, soterrado, sujo, semimorto. Mas ainda vivo, ainda recuperável, ainda rio.



Avanço pela primeira etapa, que parte do Zoológico de São Paulo e termina no Jardim Botânico. Os macacos gritam e saúdam a multidão de corredores enquanto seguimos para a Alameda do Leão. Entre o sobe e desce das ruas do zoo, elefantes, girafas, rinocerontes, araras e tucanos nos espiam, curiosos com o movimento.



Como seria a cidade se os 300 rios e ribeirões – hoje invisíveis – estivessem livres? E limpos? E por eles nadassem pessoas, peixes, anfíbios e animais? Como seria viver entre rios e ribeirões, preservados, cuidados, integrados ao asfalto, ao concreto, às vigas tortas e aos postes de luz? Aqui, entre as árvores centenárias do Jardim Botânico, fica fácil imaginar, poetizar. A natureza inspira e prometo a mim mesmo treinar mais para melhorar minha performance na etapa do Centro, em outubro.



Depois de dois meses, parto firme para a segunda etapa, mas a verdade é que não consegui treinar nenhum dia. As ruas do Centro velho da cidade recebem um mar de corredores verdes – a corrida passa pelos pontos mais tradicionais desse entorno, como a Praça da Sé, o Pátio do Colégio, a Praça da República, o Mosteiro São Bento e o Teatro Municipal. Seguimos o trajeto do Ribeirão do Itororó, que vai formar o Ribeirão do Anhangabaú.



Depois de metade da prova começo a ter dores nos pés e a sentir bolhas. Diminuo o ritmo para poder chegar ao final. Cruzo o Viaduto do Chá e sigo em trote pelas ruas de comércio mais movimentadas da cidade, como Rua Direita e Rua Quinze de Novembro. Me sinto mais poluído do que antes, assim como os rios da cidade, que o poder público insiste em tratar como esgoto.



Difícil admitir que somos parte de uma civilização que insiste em se alimentar mal, em trabalhar demais, em consumir sem pensar, em desviar recursos alheios, em agredir o diferente, em matar o mais fraco, em maltratar mais ainda nosso tão soterrado meio-ambiente.



Cuidar dos rios e ruas da cidade é uma proposta crucial. Junto a ela cabe, mais do que nunca, o resgate da conexão do nosso espírito, da nossa mente e das nossas emoções, não só com a natureza, mas com nossa própria essência, muitas vezes invisível também em nosso dia a dia.



Atravesso a linha de chegada mancando, sou quase um dos últimos. Com a medalha em mãos, decido retomar os treinos – e com eles muito mais do que cuidar da minha forma, mas sim da minha morada, do meu lugar no mundo.



Na próxima etapa do circuito – a 3ª. e última, no Parque Ecológico do Tietê, em 29/11 – não poderei participar. Mas estou firme e forte nos treinos três vezes por semana com um grupo de corredores. No ano que vem, estarei bem preparado. Os macacos, elefantes e girafas que me esperem.



Fotos: Divulgação/Rios e Ruas

23/11/2016

Corrida e Passeio Circuito Rios e Ruas Caixa 2016

IdeaAction – Idéias em Movimento, Idéias com Propósito apresenta:

A Corrida e Caminhada Circuito Rios e Ruas Caixa será realizado em 3 etapas na cidade de São Paulo (Jardim Zoológico / Jardim Botânico – Nascentes do Ipiranga, Centro Histórico – Vale do Anhangabaú e Parque Ecológico do Tietê – Margens do Rio Tietê).

 

A Prova

A etapa 3 da Corrida e Caminhada Circuito Rios e Ruas Caixa, será realizada no Parque Ecológico do Tietê – São Paulo no domingo, dia 27 de novembro de 2016.



A largada da CORRIDA será às 8h00 independentemente do clima.

A largada da CAMINHADA será às 8h10 independentemente do clima.


Poderão participar da corrida atletas profissionais e amadores, de ambos os sexos, regularmente inscritos de acordo com o regulamento oficial da prova.


A corrida será disputada na distância de 6 Km, que serão amplamente divulgados no site oficial da prova. A prova terá duração máxima de 1h00 e o atleta que em qualquer dos trechos não estiver dentro do tempo máximo estipulado será convidado a se retirar da prova. A supervisão técnica será da Federação de Atletismo local, com organização da CC& M Comunicação e Marketing.


Regulamento Clique aqui para visualizar o regulamento completo do Evento.

Entrega de Kits

DATA PARA RETIRADA: 26 de novembro de 2016

HORÁRIO PARA RETIRADA: das 10h00 as 17h00

LOCAL PARA RETIRADA: Loja Velocitá – Av. Pedroso de Moraes, 909 – Pinheiros.

Atenção: Não faremos entrega de kits no dia do evento.

§Parágrafo único: O atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit.

Não serão entregues kits após o evento.



O kit de corrida será composto por:

CAMINHADA – Uma gym sack, uma camiseta Dry Fit, um número de peito e quatro alfinetes.

CORRIDA – Uma gym sack, uma camiseta Dry Fit, um número de peito, um chip de cronometragem descartável e quatro alfinetes.


A cada competidor será fornecido um número que deve ser usado visivelmente no peito, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da prova, sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumprirem este artigo.

A retirada de kits só poderá ser efetivada mediante apresentação do protocolo de inscrição e documento de identificação original com foto do inscrito. No momento da retirada do kit o responsável deverá conferir seus dados.



§Parágrafo único: Serão produzidas camisetas masculinas e femininas Tamanho Único e a Organização da prova seguirá as informações fornecidas no cadastro de inscrição para a montagem dos kits de corrida.

§Parágrafo único: Camiseta Dry Fit para CAMISETA EXCLUSIVA ( desenho artístico e poliamida)



circuito-rios-e-ruas-2016

BENEFÍCIO EXCLUSIVO PARA INSCRITOS

Ao se inscrever você receberá 35% de desconto para assinatura de qualquer revista da editora Abril!

A instrução para realizar o pedido será enviada no e-mail de confirmação de pagamento.

LIVRO CORRER DE DRAUZIO VARELLA – Aproveite junto com a sua inscrição e compre o livro Correr de Drauzio Varella por apenas R$ 29,00!

As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas para o e-mail circuitorioseruas@ccm.com.br, para que seja registrada e respondida a contento.

As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão técnica presente na prova e/ou pelos organizadores de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.

Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume, automaticamente, o conhecimento de todos os termos deste Regulamento e da Norma 07 e anexos publicados no site da CBAt (www.cbat.org.br). Estando de acordo com todos os itens supracitados e de todas as decisões da Organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal da Justiça comum no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.

Quando: 27 de novembro, às 8h00 e 8h10

Onde: Parque Ecológico do Tietê – As Margens do Tiete – São Paulo / SP

Para inscrições, mais detalhes e o percurso clique aqui!

Link para a Matéria

26/11/2015

Última etapa do Circuito Rios e Ruas Caixa 2015



Mais do que uma corrida e um passeio, participar significa a defesa de uma causa”, afirma o idealizador do circuito, Charles Groisman.

No próximo dia 29 acontece a última etapa do Circuito Caixa Rios e Ruas 2015, que será realizada no Parque Ecológico do Tietê, às margens do rio homônimo.

A iniciativa faz confluir múltiplos objetivos positivos. Ao mesmo tempo em que estimula a prática de exercícios e atividade física, permite ao participante tomar consciência de uma danosa realidade provocada pelo crescimento desordenado da cidade que soterrou milhares de quilômetros de cursos d’água. Por essa razão, o idealizador e organizador do circuito, Charles Groisman, destaca que “mais do que de uma corrida e um passeio, participar significa a defesa de uma causa, um propósito”. E para alcançar esse propósito, Charles inspirado pela epifania desta experiência das expedições e pelo movimento, conta com a parceria dos idealizadores da Iniciativa Rios e Ruas, o educador Luiz de Campos Jr. e o arquiteto e urbanista José Bueno.

A camiseta de cada etapa da corrida tem um significado específico

Para incentivar essa “militância” que mescla conscientização ambiental através da arte e conteúdo relevantes além da prática de atividade física, a organização pensou em diversos detalhes que diferenciam esse circuito de outras iniciativas do gênero que são unicamente esportivas com o foco em bem-estar e qualidade de vida. No centro histórico os corredores vestirão camisetas verdes, simbolizando a vegetação e a natureza, tão escassas nessa região urbana e cinza da nossa cidade. Na etapa do Jardim Zoológico e Jardim Botânico a cor será azul, em alusão à água. E no Parque Ecológico do Tietê, as camisetas de corrida serão amarelas, numa referência à energia que é o combustível para tudo que é vivo. Nas três etapas, as camisetas para quem fizer o passeio serão brancas, representando o ar.

Nos percursos haverá placas de sinalização indicando a localização dos rios invisíveis e contendo mensagens educativas em relação à importância da preservação da qualidade da água, tema sempre importante e atual diante da crise hídrica por que passam diversos estados brasileiros. A crise atual deve servir de alerta. Não basta economizarmos água agora. A sociedade precisa mudar de comportamento e ter uma postura mais séria e responsável em relação a esse bem essencial que, como vemos hoje, não é infinito. Precisamos fazer a nossa parte, o que nos cabe perceber e praticar como uma nova atitude, novos hábitos”, destaca Charles Groisman.

O projeto conta com apoio institucional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Parques Urbanos e CEA.

Serviço

Corrida e Passeio Circuito Rios e Ruas Caixa 2015

3ª etapa

29 de novembro – Parque Ecológico do Tietê (Margens do rio Tietê)

Informações e inscrições:

www.circuitorioseruas.com.br

20/09/15

Amigos da Avaaz

Neste fim de semana, nossa comunidade vai às ruas para fazer a maior mobilização pelo clima que o mundo já viu.